É do conhecimento de todos que devemos mastigar bem os alimentos. No entanto, na hora de colocar esse hábito em prática são poucos os que conseguem.
Correria, falta de tempo – são alguns dos relatos mais ouvidos. Mas, você já parou para pensar quanto tempo a mais leva entre uma mastigação lenta e uma mastigação acelerada? Você sabe quais são as vantagens em mastigar bem seu alimento? Costumo dizer que uma alimentação saudável inicia com uma mastigação adequada. Afinal, não adianta escolhermos bem nosso alimento se não o deixamos em condições adequadas para ser metabolizado e absorvido, certo?
Nossa digestão começa na boca. Desta forma, uma mastigação adequada é o início para uma boa digestão. Na boca temos os dentes que tem a função de triturar os alimentos, e a saliva que vai ser misturada ao alimento, incorporando algumas enzimas que vão começar a “quebrar” este alimento quimicamente.
Mas, se nossa mastigação for rápida, todo o processo de digestão ficará comprometido. Nosso estômago terá muito mais trabalho quando o alimento chegar em pedaços grandes, e o intestino muitas vezes não consegue absorver tudo como deveria. Além disso, o alimento mal mastigado pode provocar o acumulo de toxinas neste órgão.
Além de facilitar todo o processo digestivo, mastigar direito ajuda no emagrecimento, pois dá tempo para o cérebro perceber que aquilo que você comeu é suficiente, e então enviar sinais de saciedade ao organismo.
O tempo que se leva a mais para realizar uma refeição com calma não fará diferença ao longo do seu dia. Tudo é questão de hábito e prioridade.
Seguem algumas dicas que podem te ajudar: preste sempre atenção no que você vai comer; procure alimentar-se em um ambiente tranquilo; repouse os talheres a cada garfada; peça para alguém lhe lembrar de mastigar devagar; coloque um aviso ao prepara a mesa. São dicas simples, mas se forem colocadas em prática em algum tempo você entrará para o pequeno grupo de pessoas que tem este hábito e se beneficia das vantagens que ele proporciona.
Vitalidade, disposição e energia são consequências de uma digestão eficiente; já o cansaço, o mau humor, o sono e até a dor de barriga e a dor de estômago são o resultado de uma mastigação ineficaz. Qual a sua escolha?
Graduada em Nutrição pela Universidade de Caxias do Sul (CRN2 11305) Pós Graduanda em Comportamento Alimentar (IPGS) Coach Life (SGC).