Interdisciplinaridade na Gestação

O período gestacional é uma fase da vida da mulher, na qual ocorrem inúmeras alterações em quase todos os âmbitos da vida: físico, emocional, social, etc., sendo tudo ao mesmo tempo e num curto período.

Assim que surge o desejo de engravidar, a mulher já pode estar preparando o corpo e a mente para isso, afinal, prevenir é sempre a melhor alternativa. O acompanhamento nutricional durante a gravidez visa orientar, instruir e acompanhar a saúde da gestante durante todas as fases, enfatizando os alimentos e condutas importantes para cada período. O resultado é uma gestação tranquila, sem ganho excessivo de peso e um bebê nutrido e saudável. Cada gestação (e mulher) é única e devemos respeitar suas individualidades. Caso não haja uma preparação prévia, sempre há tempo de iniciar! O acompanhamento nutricional é importante para programarmos metabolicamente o corpo da mulher, uma gestação bem planejada resulta em maior saúde, tranquilidade e bem-estar para todos os envolvidos. A amamentação por vezes não é fácil, portanto pode ser necessária uma consultoria em amamentação, sem esquecer da importância da nutrição da mãe nesse período

Todos sabem a importância da atividade física na saúde – aqui o treinamento funcional e pilates orientados por fisioterapeutas - visam preparar e potencializar o condicionamento físico para as mudanças corporais que estão por vir. O exercício físico visa o acompanhamento cardiorrespiratório, o alongamento de músculos que entram em sobrecarga, a manutenção da força, a mobilização de estruturas especificas e contribui ainda para a ativação adequada da musculatura abdominal, evitando patologias futuras.

Caso haja alguma patologia/queixa prévia osteomuscular (ex: coluna, quadris) ou pélvica (perda de urina, sensação de bola/peso na vagina, dificuldade de evacuar, etc), deve-se tratar antes para que os sintomas não piorem durante a gestação.

O período gestacional é uma fase da vida da mulher, na qual ocorrem inúmeras alterações em quase todos os âmbitos da vida: físico, emocional, social, etc., sendo tudo ao mesmo tempo e num curto período.

A fisioterapia pélvica faz um acompanhamento e preparação específicos com a mulher, identificando e tratando alterações no assoalho pélvico, bem como disfunções urinarias e evacuatórias, além de amenizar dores. Principalmente para as que desejam ter parto normal, há um trabalho pélvico e perineal voltado a prevenir lesões musculares e facilitar este momento – bem como a possibilidade de ter o acompanhamento fisioterapêutico durante o trabalho de parto ativo, fazendo com que diminua o tempo e promovendo conforto da gestante.

O preparo emocional no desejo de engravidar é importante, pois as questões emocionais como a ansiedade e o estresse podem atrapalhar esse processo. A psicologia pode auxiliar a entender esse momento e preparar você para as mudanças que acontecerão.

O acompanhamento psicológico na gestação auxiliará a gestante a lidar com as instabilidades emocionais, os sentimentos de incompreensão e principalmente auxiliará no preparo das mudanças de papéis que ocorrerão. Este espaço oferece uma escuta acolhedora e continente das angustias deste momento colaborando com o desenvolvimento físico emocional do bebê. Após a chegada do bebê, as mudanças e adaptações são inúmeras.

A psicologia pode auxiliar neste momento, pois a chegada deste bebê transforma a vida da mulher, onde muitas vezes é permitido apenas olhar para os momentos agradáveis deste período, mas esquecemos de olhar para as perdas e inseguranças que a maternidade nos traz. Por isso o acompanhamento psicológico no pós-parto proporciona um momento de escuta sensível e acolhedora a estas questões um pouco desagradáveis, mas importantes, que envolvem o pós-parto. Para as gestantes que sofrem com retenção de líquidos ou mesmo dores musculares, a drenagem linfática e liberação miofascial ajudam a aliviar os sintomas.

O retorno às atividades é gradual, porém por vezes é necessário um acompanhamento mais específico quando se trata das alterações musculares (principalmente abdominais e pélvicas) e posturais da gestação – para isso é imprescindível uma avaliação individualizada do fisioterapeuta para prescrever a melhor forma de tratamento e como realizá-lo de maneira segura e sem sequelas negativas. Ainda para as que se incomodam com resquícios da gestação como gorduras localizadas, celulites, flacidez de pele e afins, existem inúmeros tratamentos estéticos para a resolução de cada caso.

As profissionais de diversas áreas da saúde da Vitalis além das formações especificas nas suas respectivas áreas, têm vasta experiência em atendimento à gestante. Este time de especialistas pensou na melhor forma de suprir, integralmente, as necessidades da mulher neste momento único, delicado e transformador.

Equipe de Profissionais Vitalis Center

Sabrina Orlandin

Nutricionista, pós-graduada em Nutrição Materno e Infantil pelo Hospital Moinhos de Vento – IEP (2012), pós-graduanda em Nutrição Funcional e Comportamento Alimentar.

Deise Poltronieri

Fisioterapeuta, realizou pós-graduação em Fisioterapia Pélvica, em Curitiba, sendo licenciada no método LPF (Low Pressure Fitness), com formação em NeoPompoarismo e cursos com ênfase nas áreas de Disfunções Coloproctológicas e Disfunções Sexuais.

 

Francine Longhi

Fisioterapeuta pela UCS com pós-graduação Latu Sensu em Fisioterapia Dermatofuncional, titulada pela Associação Brasileira de Fisioterapia Dermatofuncional. 

Monique Vidor

Fisioterapeuta que atua na área da traumato ortopedia, despotiva, treinamento funcional,pilates e ainda no atendimento de pacientes neurológicos de baixa complexidade. 

 

AGENDE SUA AVALIAÇÃO



Horários:
Segundas à sextas-feiras das 08:00 às 18:00 e Sábados das 08:00 às 12:00