Uma alimentação de qualidade e na quantidade adequada além de prevenir diversas doenças pode trazer mais saúde, energia, disposição, melhorar sua qualidade de vida e até aumentar sua autoestima. Então, o que te impede de mudar?
Falta de tempo, comodidade e o fato de não querer abrir mão de alguns alimentos ou formas de se alimentar são as causas mais citadas. No Entanto, se você priorizar mudar seu estilo de vida durante esse ano, assim você o fará, e com toda a certeza, irá desfrutas dos benefícios acima citados. Mas então, Por onde começar?
Como tudo, a primeira etapa será o planejamento. Definir o que você pretende melhorar, quem pode te ajudar neste processo e qual o tempo que você irá disponibilizar para isso é muito importante. Também é importante você ir estruturando metas com datas definidas. Como exemplo: “Vou disponibilizar as segundas-feiras à noite para ir ao mercado/feira e cozinhar o que preciso para as marmitas da semana. Iniciarei em fevereiro de 2018”.
Após definida a meta, é hora de colocar em prática e encontrar alguma maneira para avaliar se a atividade proposta está sendo cumprida. Se elogiar após cumprir a meta também é muito importante e pode te estimular a melhorar cada vez mais.
Lembre-se que você não precisa mudar tudo de uma só vez. Pequenas mudanças, já podem fazer muito pela sua saúde. No entanto, conforme pequenas metas forem sendo incorporadas na sua rotina, se desafie a ir além.
Nenhuma mudança é fácil, pois para sair do que estamos habituados nosso corpo sai da sua “zona de conforto”. Mudanças na alimentação podem ser difíceis de serem atingidas para algumas pessoas, não é apenas uma questão de falta de “foco, força e fé”, muita coisa está vinculada ao ato de se alimentar e o alimento pode ter inúmeros significados na vida de cada um de nós. Porém, o primeiro passo para mudar é decidir que não quer mais ficar onde está. Permita-se mudar!
Centro integrado em Caxias do Sul para saúde e bem-estar.