Interdisciplinaridade para Idosos

Na Vitalis Center os idosos possuem um serviço multiprofissional, tendo todas as suas necessidades atendidas em apenas um lugar. Contamos com o serviço de fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos e médico qualificados atuando em um espaço voltado para o bem-estar físico.

Por meio do treinamento funcional e do Pilates ajudamos nosso idosos em suas necessidades musculoesqueléticas, articulares, de equilíbrio, de coordenação, como por exemplo nas artroses, artrites, próteses articulares, fraqueza muscular, osteoporose, fraturas decorrentes de quedas. Além disso, a atividade física traz benefícios na área cardiorrespiratória dando maior resistência para eles realizarem suas atividades em casa com melhor disposição e maior cuidado.

Contamos com atendimento para alterações pulmonares, para aquele público que foi fumante e precisa melhorar sua capacidade respiratória, seja após alguma cirurgia ou de forma preventiva. Alterações vasculares comuns na terceira idade, melhoram com a pratica regular de exercícios fisicos, e também por meio de tratamentos dermatofuncionais, voltado para o aspecto geral da pele e para casos de insuficiência venosa e varicosas, isso propicia uma sensação de mais leveza nas pernas, devido a melhora da circulação local.

O exercício físico é um excelente aliado para o controle de doenças como hipertensão e diabetes, juntamente com uma alimentação balanceada e uma ingestão diária de todas os nutrientes que nosso corpo necessita é possível ter um envelhecimento saudável. A alimentação deve ser personalizada, analisando a qualidade da mastigação, deglutição, massa muscular, absorção de nutrientes, patologias entre outros. Sem deixar de lado aspectos culturais e sociais. Comer saudável também é comer com prazer. Para isto contamos com os atendimentos nutricionais.

Com o passar da idade o corpo sofre algumas alterações que podem afetar a qualidade de vida dessas pessoas, os fatores relacionadas a nossa saúde intima são muito impactantes e precisam ser tratados de maneira precoce. Com a orientação da fisioterapia pélvica é possível intervir nas disfunções de fraqueza muscular de assoalho pélvico que leva a incontinências urinarias, tão comum nessa fase da vida, contudo qualquer escape de urina precisa ser tratado, uma vez que não é normal ocorrer, e isso é realizado de maneira indolor e discreta.

O exercício físico é um excelente aliado para o controle de doenças como hipertensão e diabetes, juntamente com uma alimentação balanceada e uma ingestão diária de todas os nutrientes que nosso corpo necessita é possível ter um envelhecimento saudável.

Essa fraqueza muscular pode também resultar em incontinências fecais, assim como escapes de flatulências (gases). Na mulher devido as gestações, sobretudo, podem ocorrer prolapsos de órgão pélvicos (bexiga, útero e intestino) que são decorrentes dessa inatividade muscular. Além disso, todos os fatores relacionados a menopausa, como a diminuição da libido, falta de lubrificação, dores na região pélvica e desconforto durante relações sexuais são atendidas e tratadas.

Para o público masculino disfunções decorrentes a procedimentos cirúrgicos na região da próstata podem levar a dor pélvica crônica, além das incontinências e dificuldade de ereção. Todas as alteraçoes na região íntima devem ser tratadas precocemente por um profissional qualificado, pois apesar de comum essas intercorrências acontecerem, a exemplo da incontinência urinaria, elas não podem ser consideradas normais. Nenhum tipo de dor nessa região intima é normal, e quanto antes buscar ajuda melhor.

Durante o envelhecimento existem diversos aspectos que devemos nos preocupar para se manter com vitalidade, um deles, que acaba não sendo muito lembrado, porém é muito importante para o bem-estar geral desse público é o cuidado com o estado emocional e mental desse. Para isso a psicoterapia oferece um espaço de acolhimento aos idosos.

Visando, assim, contribuir para uma melhora da saúde mental e um aumento em sua qualidade de vida. Objetiva-se, através dos atendimentos que o idoso amplie seu autoconhecimento. Questionando ainda, seu envelhecer e o curso de sua história. Tais aspectos, convidam a pensar em uma tomada de posição diante das circunstâncias atuais de vida, com total liberdade e responsabilidade. Na medida em que amadurecemos, todas as nossas necessidades, nossas paixões e nossos objetivos existenciais vão mudando, pois crescemos como seres humanos.

Assim, nada é tão importante quanto assumir nossa própria liberdade e responsabilidade pessoal para definir como seguiremos em nossa existência.

Equipe de Profissionais Vitalis Center

Deise Poltronieri

Fisioterapeuta, realizou pós-graduação em Fisioterapia Pélvica, em Curitiba, sendo licenciada no método LPF (Low Pressure Fitness), com formação em NeoPompoarismo e cursos com ênfase nas áreas de Disfunções Coloproctológicas e Disfunções Sexuais.

Francine Longhi

Fisioterapeuta pela UCS com pós-graduação Latu Sensu em Fisioterapia Dermatofuncional, titulada pela Associação Brasileira de Fisioterapia Dermatofuncional. 

Monique Vidor

Fisioterapeuta que atua na área da traumato ortopedia, despotiva, treinamento funcional,pilates e ainda no atendimento de pacientes neurológicos de baixa complexidade. 

Rafaela Restelatto Anziliero

Nutricionista, possui pós-graduação em Comportamento Alimentar pelo Instituto de Pesquisa Ensino e Gestão em Saúde e certificação em Coach Life e Practitioner em PNL

AGENDE SUA AVALIAÇÃO



Horários:
Segundas à sextas-feiras das 08:00 às 18:00 e Sábados das 08:00 às 12:00