Psicologia na Maternidade

O psicólogo busca auxiliar o paciente a lidar com suas dores emocionais da mesma forma que o médico auxilia no tratamento de dores físicas. A psicoterapia é um tratamento colaborativo, no qual o paciente e psicólogo trabalham juntos para resolver as questões desejadas, através da fala e de técnicas específicas. É uma forma de ajudar as pessoas a lidarem com uma série de problemas psicológicos ou dificuldades emocionais. Com a ajuda do profissional da psicologia, é possível experimentar mudanças que favorecem uma melhora na qualidade de vida.

Psicologia na Maternidade

A gravidez provoca muitas transformações na mulher, sendo um dos períodos de maior vulnerabilidade a alterações psicológicas. O nascimento de um bebê é um dos momentos cruciais da vida familiar, acarretando mudanças nas formas de relacionamento na família.

A psicologia auxilia neste momento, acolhendo os sentimentos e angústias destas mães. É muito comum no percurso destas transformações que a mulher apresente períodos de tristeza ou desânimo, o chamado puerpério, período do pós-parto no qual a mulher vivência muitas transformações e adaptações psíquicas, emocionais e físicas. Um período de conflitos, em que se alternam sentimentos de alegria, medo, alívio, ansiedade, realização e dúvidas.

A psicologia da maternidade colabora na compreensão deste momento, auxiliando na percepção das mudanças, acolhendo melhor a mãe, buscando sempre a visão integral dela e prevenindo intercorrências como por exemplo a depressão pós-parto. A maternidade é uma experiência única à cada mulher, cada puerpério é único, com particularidades e singularidades.

AGENDE SUA AVALIAÇÃO



Horários:
Segundas à sextas-feiras das 08:00 às 18:00 e Sábados das 08:00 às 12:00