Segundo a Sociedade Brasileira de Vegetarianismo, o vegetarianismo é uma forma de se alimentar que exclui todos os tipos de carnes das refeições. Portanto, um vegetariano não come carne vermelha ou branca, seja de vaca, de porco, de peixe ou de qualquer tipo de animal.
O número de adeptos a esse estilo de vida, vêm crescendo ano a ano. No Brasil, de acordo a pesquisa IBOPE Inteligência realizada em abril de 2018, esse número cresceu 75% em relação a 2012, quando o estudo havia sido realizado pela última vez. Esse número representa 14% da população do país.
Como todo tipo de alimentação, as dietas vegetarianas também precisam ser bem planejadas para que o organismo receba todos os nutrientes que necessita. Devem ser ricas em cereais, leguminosas, castanhas, sementes, verduras e legumes e frutas variadas.
São inúmeros os benefícios comprovados dessa dieta, entre eles, ela promove a longevidade com qualidade, pois previne e trata doenças, por conter uma série de elementos antioxidantes, que previnem a morte e o envelhecimento celular. Além disso, há estudos com evidências que os níveis de colesterol são menores em vegetarianos e outras pesquisas que demonstram que o Índice de Massa Corporal (IMC) é menor em vegetarianos, se comparado com onívoros.
Como toda mudança na alimentação, é preciso que seja feita uma adequação da dieta às várias fases do ciclo de vida, incluindo a infância, adolescência, gravidez, lactação, idosos e também praticantes de atividade física. Isso implica em um bom planeamento e acompanhamento por um profissional capacitado.
É preciso sempre considerar a ingestão apropriada e a biodisponibilidade de alguns nutrientes (capacidade de absorção pelo organismo), como ácidos graxos essenciais, vitamina B12, vitamina D, iodo, ferro, cálcio e zinco, e também o valor energético dos alimentos.
O “Guia Vegetariano Para Começar”, desenvolvido pela ONG Mercy For Animals, traz, além de receitas e depoimentos de vegetarianos, algumas dicas para incorporar essa alimentação na sua vida.
Fonte: Minha Vida
Nutricionista, com o foco na segurança alimentar e dietética do paciente, a nutricionista se dedica à clínica e esportiva.